Hamilton ignora favoritismo da Red Bull e lidera 1º treino do GP da Coreia do Sul. Massa é décimo

Sebastian Vettel não teve adversários no GP de Cingapura, ao ser 2s por volta mais rápido que os outros pilotos. Entretanto, os temores de um novo domínio do alemão não foram confirmados em Yeongam. No primeiro treino livre para o GP da Coreia do Sul, nesta sexta-feira (4), quem terminou na frente foi a Mercedes. Lewis Hamilton não se importou com o bom desempenho do tricampeão na última etapa e ditou o ritmo ao cravar o tempo de 1min39s630.

Vettel, porém, não se deu por vencido. Após passar boa parte da atividade apenas com a quinta colocação, o piloto acelerou forte nos últimos minutos, chegando a desafiar Hamilton na luta pelo melhor tempo. O alemão, no entanto, acabou ficando 0s037 atrás.

O tricampeão, na verdade, até tinha uma última chance de melhorar a marca, mas o treino acabou mais cedo por causa do acidente de Kimi Räikkönen, na última curva, quando faltava um minuto para a bandeirada. Com a bandeira amarela, ninguém mais pôde melhorar o tempo, o que garantiu a liderança do inglês da Mercedes.

A terceira colocação ficou com Mark Webber, seguido por Nico Rosberg, deixando claro que a batalha em Yeongam será entre Red Bull e Mercedes. A grande surpresa ficou com a McLaren completando na quinta colocação, com Jenson Button. O campeão da F1 em 2009 andou forte e ficou somente 0s585 do mais rápido.

Fernando Alonso foi o sexto, seguido por Räikkönen, Romain Grosjean, Sergio Pérez e Felipe Massa. O brasileiro, porém, teve problemas com um pneu furado e só andou nos minutos finais.

 Confira como foi o primeiro treino livre da F1 em Yeongam:

A primeira atividade na pista sul-coreana começou com o venezuelano Rodolfo González, substituindo Jules Biancho na sessão, sendo o primeiro a completar a volta de instalação. Mesmo ficando de fora, o francês não tinha do que reclamar, já que acabara de renovar o contrato com o time russo para 2014. Outro substituto na sessão foi James Calado, na vaga de Paul Di Resta, na Force India.

Enquanto os pilotos voltavam aos boxes após completar os trabalhos iniciais, quem chamava a atenção era Pastor Maldonado. É que o sul-americano carregava tanto sensor no carro da Williams, que parecia ter um alambrado preso no sidepod. Tudo para analisar o fluxo do ar no equipamento.

Voltando à Marussia, González foi o primeiro a cravar volta rápida, com 1min52s294, mas com um tempo muito longe de ser competitivo. O venezuelano conseguiu baixar a marca em 6s nos giros seguintes, mas infelizmente, para ele, acabou rodando na curva 13 e batendo de frente no muro, destruindo completamente o bico do carro.


Deixando um pouco o reserva de lado, os demais carros começaram a sair à pista quando faltava menos de uma hora de treino. E quem assumiu a primeira colocação foi Sergio Pérez, da McLaren, com 1min44s258, 2s5 mais rápido que o venezuelano. O mexicano, na sequência, diminuiu ainda mais o tempo.

Enquanto os pilotos tentavam perseguir Pérez, ficou claro que o dia não era mesmo dos novatos. Após González bater o carro da Marussia, foi a vez de Calado rodar com a Force India na curva 12. Entretanto, ao contrário do venezuelano, o inglês não acertou nada e pôde continuar na sessão.

Na briga pelo topo da tabela, Pérez só foi ameaçado nos últimos 40 minutos. O mexicano até conseguiu permanecer na ponta após as voltas rápidas de Hamilton e Kimi Räikkönen, mas quando Nico Rosberg voltou à pista não teve jeito. O alemão marcou 1min41s498, sendo 0s5 mais veloz. Apesar disso, Fernando Alonso logo pulou para a primeira colocação, com 0s061 de vantagem.

Na perseguição ao piloto da Ferrari, Räikkönen e Hamilton chegaram a dar uma escapada, enquanto Felipe Massa foi obrigado a voltar aos boxes com um pneu furado antes mesmo de marcar tempo. Mesmo assim, não demorou para o espanhol perder a ponta. O responsável por isso, adivinhe, foi Sebastian Vettel, sendo 0s6 mais veloz.

Só que o domínio do piloto da Red Bull não durou muito, com Rosberg conseguindo retomar a primeira posição ao obter 1min40s364. Na sequência, Hamilton baixou o tempo em 0s5, para liderar a dobradinha momentânea da Mercedes. Momentânea porque Webber andou rápido e subiu para a vice-liderança, 0s186 atrás do inglês.

Nos minutos finais, foi a vez de Massa retornar à pista e recuperar o tempo perdido devido ao pneu furado. O brasileiro obteve 1min40s880, ficando 1s2 atrás de Hamilton.

Quem também melhorou foi Vettel. Ocupando a quinta colocação, o piloto da Red Bull deixou os boxes nos instantes finais disposto a retomar a ponta. Mas não deu. O alemão cravou 1min39s667 e ficou 0s037 atrás de Hamilton. Na verdade, o germânico até teria a chance de dar mais uma volta. Mas Räikkönen se acidentou na última curva, chamando a bandeira amarela e encerrando o treino mais cedo.













Fonte: Grande Prêmio 

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.