Räikkönen diz que vitória em Abu Dhabi é apenas início da reação da Lotus: “Há mais por vir, prometo”


A vitória no GP de Abu Dhabi foi só o começo para Kimi Räikkönen. Depois de vencer pela primeira vez desde que retornou à F1, no último fim de semana, o finlandês afirmou que está pronto para conquistar resultados cada vez melhores.

“Essa é uma maneira muito boa de mostrar a todos que fizeram a escolha certa. Nós mostramos durante toda a temporada que poderíamos ir bem e, em Abu Dhabi, vimos que podemos vencer. Ainda há mais por vir, eu prometo”, declarou.

O caminho para o primeiro triunfo, porém, não foi nada fácil. Embora já tivesse subido ao pódio em seis oportunidades, em 2012, a Lotus teve uma brusca queda de rendimento na segunda metade da temporada, principalmente quando algumas atualizações – como o DRS duplo – não funcionaram.


Apesar disso, a equipe inglesa seguiu trabalhando no carro e conseguindo conquistar a vitória na Marina de Yas. Kimi, aliás, valorizou o trabalho da escuderia e explicou que é muito difícil modificar um carro tendo apenas os treinos livres para trabalhar. “Nós não desistimos”, afirmou o piloto.

“Tivemos um período em que as atualizações não estavam funcionando exatamente como queríamos, e quando se avalia novas partes durante os treinos livre é muito difícil fazer progresso. Nós seguimos com o desenvolvimento do escapamento, na Coreia do Sul e na Índia, e o ritmo foi promissor durante todo o fim de semana em Abu Dhabi”, completou.

No entanto, apesar da evolução mostrada na última etapa, Räikkönen admitiu que a Lotus precisa melhorar nas tomadas de tempo do treino classificatório. “Eu nunca fiquei fora do top-10 em todo o fim de semana e, com isso em mente, acho que temos uma boa ideia de como podemos ser competitivos se nos classificarmos bem, o que tem sido o maior problema durante toda a temporada. Dessa vez, porém, deu tudo certo”, afirmou.

O finlandês também comentou sobre ter sido redescoberto pela F1 após a vitória em Abu Dhabi. Depois de ficar longe do estrelato praticamente desde o título de 2007 – e ser acusado de ter deixado a categoria por falta de motivação –, o piloto voltou a estar valorizado por causa do bom desempenho, além de seu jeito peculiar. Apesar disso, o nórdico disse que está tranquilo, pois não liga para a opinião alheia.

“Eu nunca me importei com o que as pessoas pensam. Se eu não terminar a próxima corrida, então vão achar que eu sou um piloto ruim. Eu apenas faço meu trabalho e se eu estou feliz com isso e estou fazendo o melhor para a equipe, então isso é tudo. Não me preocupo se as pessoas estão pensando coisas diferentes de mim agora”, disse.

Outro aspecto do finlandês que chamou a atenção em Abu Dhabi foi ter pedido pelo rádio para que o engenheiro ficasse quieto para que pudesse prestar atenção na corrida. Räikkönen, na verdade, se mostrou surpreso com o sucesso da frase “me deixe em paz, eu sei o que estou fazendo” e afirmou que é possível encontrar na internet mais algumas pérolas soltadas pelo rádio.

“Aparentemente, algumas mensagens do nosso rádio foram transmitidas pela televisão, e eu acho que nesses momentos dá para perceber o quanto eu queria apenas me concentrar, fazer o meu trabalho e vencer a corrida. Tudo que eu precisava saber era a diferença para o carro atrás de mim”, disse.

“Acho que provavelmente você pode achar outras frases minhas se procurar no YouTube, mesmo na minha curta carreira na Nascar”, completou.

Fonte:Grande Prêmio


Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.