Curiosidades e desempenho da Lotus no GP do Bahrein de 2012

 
Sair do Bahrein com dois pilotos no pódio e ritmo de corrida capaz de brigar pela vitória era tudo o que a Lotus almejava desde a primeira prova, mas não conseguiu colocar em prática no domingo.
O E20 surpreende desde a pré-temporada. O bom ritmo de corrida dele havia ficado evidente nos testes de Barcelona. Mas as circunstâncias dessa temporada confusa impediram a Lotus de mostrar essa competitividade antes.
Em Sakhir, a alta temperatura da pista contribuiu para os carros mais adaptados aos pneus Pirelli. Com a degradação acentuada, eles tiveram vantagem. Além disso, Romain Grosjean é o único piloto do grid que já havia testado os compostos da Pirelli no Bahrein, quando era piloto de testes da fabricante italiana.
A estratégia de Kimi Raikkonen também contribuiu para o resultado. Sem participar do Q3, o finlandês poupou pneus para a corrida e realizou a prova inteira com jogos novos. Grosjean, por exemplo, teve pneus usados nos dois primeiros stints da prova.
Aliás, essa diferença mostra o quanto o piloto francês estava rápido no Bahrein. Com pneus usados, Grosjean foi quatro décimos mais rápido por volta do que Raikkonen com macios novos.
Claro que existia a diferença de Raikkonen estar fazendo uma corrida de recuperação. Por isso, a comparação não é perfeita. Mas o que surpreende – e evidencia o bom ritmo do Lotus E20 – são os dois últimos stints da prova.
Com os mesmos jogos de pneus – médios novos – Raikkonen e Grosjean andaram praticamente na mesma balada: Grosjean era 0.058s mais rápido no terceiro stint e 0.009s melhor após o último pit stop.
Os dois se aproximaram de Sebastian Vettel quando o alemão estava com macios usados, atestando o que Pat Fry – diretor da Ferrari – havia mencionado: o desempenho de pneus macios usados no Bahrein estava pior do que de médios novos.
Raikkonen apenas não tomou a liderança de Vettel por causa de um erro que cometeu. Quando os dois pilotos pararam novamente – para colocar médios novos – a diferença não era grande o suficiente para permitir a ultrapassagem.
O bom resultado coloca a Lotus na terceira posição do mundial de construtores – 12 pontos à frente da Ferrari.

Curiosidades

  • Primeiro pódio da nova Lotus
  • Primeira volta como líder da nova Lotus
  • Último pódio do time de Enstone havia sido na Malásia, em 2011 (Lotus Renault)
  • Última vez que dois pilotos da equipe de Enstone subiram no pódio foi no Japão, em 2006 (Renault)
  • 160ª corrida disputada por Raikkonen
  • 21ª vez que Raikkonen chega em 2° lugar
  • Raikkonen ultrapassou Niki Lauda e Nelson Piquet em 2° lugares
  • Raikkonen ultrapassou David Coulthard em pódios: 63
  • Itália 2009: último pódio de Raikkonen (intervalo de 8 GPs)
  • Melhor resultado de Raikkonen no Bahrein, igualando 2008
  • Raikkonen é um dos 9 pilotos que completaram todas as 227 voltas de 2012
  • Grosjean é o piloto que menos completou voltas em 2012: 117 voltas
  • Primeiro pódio de Grosjean
  • Primeira volta como líder de Grosjean
  • 4ª corrida consecutiva que Grosjean larga entre os 10 primeiros

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