Rali de Portugal no calendário de 2011 do WRC

Como se esperava, o Rali de Portugal está presente no calendário proposto pelo novo promotor do WRC, a North-One (antiga ISC), para 2011. A lista de eventos de 'referência' será apresentada ao Conselho Mundial da FIA, que a 11 de Março irá apreciar e eventualmente tornar definitiva a lista agora divulgada.

No calendário provisório constam 14 eventos, mas existem algumas surpresas, nomeadamente um novo evento, em Abu Dhabi, curiosamente uma prova que nunca foi 'observada' para o WRC, e está mesmo ausente da 'agenda' regional do Campeonato FIA de Ralis do Médio Oriente.


De qualquer modo, com a capacidade financeira dos homens de Abu Dhabi (basta ver o que fizeram com o novo circuito de Abu Dhabi para o Mundial de F1), poucos terão dúvidas que terão todas as condições para colocar de pé um evento das 'arábias'.


De fora ficam os ralis da Grécia, um evento habitual no campeonato desde o início WRC em 1973, e a Nova Zelândia, uma prova regular desde 1977. Há 14 provas propostas, com uma grande incógnita, o rali de abertura, que os homens da North One pretendem ver preenchida com o Rali de Monte Carlo, que por sua vez é hipótese para o IRC.


Monte Carlo?
Suécia
México
Portugal
Abu Dhabi
Argentina
Itália
Turquia
Finlândia
Alemanha
Austrália
França
Catalunha (Espanha)
Grã-Bretanha


Entre os eventos a ser realizados em 2010, mas agora rejeitados pelo ISC /NOS são a Jordânia, Nova Zelândia, Japão e Bulgária. Provas que tiveram lugar em 2009, e que também estão ausentes no calendário proposto para 2011 são a Irlanda, Noruega, Chipre, Grécia e Polónia. Noruega e Polónia são, porém, propostas como eventos de reserva. A questão Monte Carlo é, naturalmente, a mais premente a ser resolvida.

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.