Hamilton comanda resistência à Red Bull e termina sexta-feira na frente em Yeongam. Kimi é 8º

Se Sebastian Vettel foi o homem a ser batido no GP de Cingapura, na Coreia do Sul a F1 encontrou um novo chefe. Sem adversários, Lewis Hamilton confirmou o domínio nesta sexta-feira (4) e liderou também o segundo treino livre, em Yeongam, ao anotar o tempo de 1min38s673, superando o tricampeão por 0s108.

O desempenho do britânico foi um aviso claro aos adversários rubro-taurinos. Isto é, pode até ser que a equipe austríaca tenha o melhor carro da F1 na atualidade, mas a Mercedes não vai se render sem lutar.

E nesse embate entre as duas equipes, Nico Rosberg mostrou que não deve ser descartado. O alemão anotou o terceiro tempo, sendo 0s124 mais lento que o companheiro. Mark Webber concluiu em quarto, fechando a briga entre os dois times.

Depois de sofrer com um pneu furado na primeira sessão, Felipe Massa foi o melhor do restante do grid. Com o tempo de 1min39s114, o brasileiro ficou distante dos carros de Red Bull e Mercedes, mas também não teve muitos problemas para superar Romain Grosjean, o sexto colocado.

Fernando Alonso fechou em sétimo, seguido por Kimi Räikkönen – recuperado do acidente no fim da primeira sessão –, Jenson Button e Adrian Sutil.

Confira como foi o segundo treino livre para o GP da Coreia do Sul:

A segunda sessão em Yeongam começou com Jules Bianchi logo indo à pista. Após ficar de fora na primeira atividade – quando Rodolfo González assumiu o carro da Marussia –, o francês tinha muito trabalho pela frente, já que o venezuelano acabara batendo no primeiro treino, atrasando o programa de avaliações do time russo.

Dessa forma, Bianchi foi o primeiro a cravar tempo, mas logo sendo superado por Pastor Maldonado. Conforme os pilotos iam completando os giros, os tempos foram caindo, até mesmo pelo emborrachamento da pista. E quem aparecia na frente era Nico Hülkenberg, com 1min41s191.

Só que ainda faltavam as equipes de ponta. E no momento em que Sebastian Vettel cruzou a linha de chegada acabou a alegria de Hülk. Com o tempo de 1min39s696, o tricampeão assumiu a primeira posição provisória com exatos 0s5 de vantagem para Lewis Hamilton, que também acabara de completar a volta. Felipe Massa, recuperado de um pneu furado na primeira sessão, aparecia em terceiro.

Para assumir a ponta, Vettel não teve vida fácil. Na volta voadora, o alemão acabou bloqueado por Romain Grosjean e gesticulou bastante para o piloto da Lotus, reclamando da atitude. Mesmo assim, o carro da Red Bull voltou a mostrar que o bom desempenho de Cingapura não foi exceção.

E ao contrário do que havia acontecido em Marina Bay, dessa vez Mark Webber também estava competitivo. Logo de cara, o australiano assumiu a liderança do treino ao superar o companheiro de equipe por 0s1. Ao mesmo tempo, Hamilton estava disposto a colocar a Mercedes na briga. Depois de liderar a primeira sessão, o inglês voltou a andar forte e retomou a ponta ao obter 1min39s510.


Com pouco mais de uma hora para o fim da sessão, Webber voltou à pista com o carro empapado em flo-vis (a tinta verde para checar a passagem do ar) e já calçado com os pneus supermacios. Na segunda tentativa, a borracha fez a diferença, e o australiano, encapetado, tomou a ponta ao superar a antiga marca de Hamilton por demoníacos 0s666.

Na sequência, foi a vez de a Mercedes dar o troco, e a escuderia germânica não decepcionou. Enquanto Hamilton retomou a primeira posição, com 1min38s673, Nico Rosberg completou a dobradinha do time, aparecendo 0s124 atrás.

Por outro lado, quem não estava bem era a Ferrari. Mesmo usando o pneu supermacio, o melhor tempo obtido pela escuderia de Maranello, com Felipe Massa, era 0s441 mais lento que Hamilton, muito longe da briga pela liderança. A situação de Fernando Alonso era ainda pior, já que o piloto tinha dificuldades para passar a marca de Vettel, obtida pelo alemão com o composto mais duro.

Distante da briga pela primeira colocação, Esteban Gutiérrez assumiu o protagonismo da atividade por um breve momento ao rodar na curva 1 e precisar dar um cavalo de pau para seguir na pista.

Voltando à programação normal, os pilotos não tiveram muito tempo para checar o composto mais mole. É que devido à elevada degradação, eles mal conseguiram completar uma volta rápida e logo foram obrigados a voltar aos boxes e fazer as simulações de corrida, com tanque cheio.

Só um piloto ainda fazia a tomada de tempo: Vettel. E nunca é bom subestimar o tricampeão. Com a faca entre os dentes, o piloto da Red Bull andou forte, mas acabou perdendo tempo no segundo setor. Com isso, a marca de 1min38s781 ainda era 0s1 mais devagar que Hamilton, que seguia na liderança.

Após a tentativa de Vettel, o treino acalmou. As equipes focaram nas simulações de corrida, e mais ninguém conseguiu melhorar. Diversão mesmo, apenas quando Charles Pic rodou com o carro da Caterham e Fernando Alonso travou a roda dianteira. Depois disso, com os pilotos andando na casa de 1min45s, ninguém foi capaz de chegar perto de Hamiltin, que terminou na liderança.




Fonte: Grande Prêmio

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