Räikkönen supera Vettel por pouco antes da chuva e encerra sexta na frente na Malásia. Massa é terceiro


Em grande fase, Kimi Räikkönen manteve a boa forma e assegurou o melhor tempo desta sexta-feira (22), primeiro dia de treinos livres visando o GP da Malásia, em Sepang. Segundo mais rápido na sessão matinal no circuito asiático, o piloto da Lotus garantiu a volta mais rápida do período da tarde. Com 1min36s569, o líder do Mundial de Pilotos confirmou o bom desempenho do E21 e colocou 0s019 de vantagem em cima de Sebastian Vettel, o segundo colocado.

Felipe Massa garantiu uma boa terceira colocação em Sepang, sendo mais rápido que seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso. Líder do treino pela manhã, Mark Webber não conseguiu mais do que o quinto posto na classificação, ficando a 0s457 do tempo de Räikkönen. Romain Grosjean colocou a segunda Lotus no top-6, indicando a ordem de forças composta pela equipe aurinegra, Red Bull e Ferrari entre as tops na Malásia.

A Mercedes, que andou bem na Austrália, foi apenas razoável em Sepang. Nico Rosberg foi o sétimo colocado, enquanto Lewis Hamilton repetiu o nono lugar pela manhã. Entre eles, apareceu a Force India de Paul di Resta. O outro carro da equipe de Silverstone, pilotado por Adrian Sutil, fechou o top-10. As McLaren de Sergio Pérez e Jenson Button fecharam em 11º e 12º, respectivamente.

O treino teve dois momentos distintos. O primeiro teve a pista seca, e foi aí que os 22 pilotos do grid tiveram mais chance de avaliar melhor o comportamento dos pneus, que apresentavam alto desgaste, fruto do calor no circuito malaio. Já os últimos 30 minutos de sessão foram realizados debaixo de pista molhada.

O calor era ainda mais forte no momento do início do segundo treino livre em Sepang. Os termômetros marcavam 32ºC de temperatura ambiente e 40ºC na pista, algo que influenciaria sobremaneira no desgaste dos pneus duros e médios, que foram usados na metade final do treino. Logo no início das atividades, vários pilotos foram à pista e já para a realização de voltas cronometradas no circuito malaio, que tinha muitas nuvens pesadas em seu redor.

A princípio, os pilotos foram à pista usando os pneus duros, identificados pela Pirelli pela cor laranja. Os bons tempos não demoraram a aparecer. No começo das atividades vespertinas em Sepang, Alonso cravou 1min37s373 e assumiu a liderança provisória da sessão, bem mais movimentada que o treino livre da manhã na Malásia.

Uma das preocupações dos pilotos e das equipes era ter o maior tempo possível na pista com tempo seco, já que a chuva parecia
querer dar as caras em Sepang. Inclusive, no começo da sessão, algumas gotas d’água deram o ar da graça no circuito asiático, mas nada que comprometesse, ao menos naquele momento, o cronograma estabelecido pelos times.

Räikkönen, muito forte não apenas em Melbourne, mas também neste começo de fim de semana na Malásia, passou Alonso pouco tempo depois para assumir a liderança com equilibrado Lotus E21. Em uma boa sequência de voltas rápidas, Kimi cravou 1min37s042, exibindo a boa forma do time aurinegro em Sepang.

A sessão não estava das mais fáceis para os novatos. Max Chilton, da Marussia, enfrentou problemas com o pneu traseiro direito furado. Já Esteban Gutiérrez, da Sauber, teve uma inusitada falha no seu extintor de incêndio, que foi acionado acidentalmente após o mexicano passar por uma zebra no circuito asiático.

O que impressionava era o alto desgaste dos pneus. Os compostos duros não duravam mais do que seis voltas antes de se desfazerem por completo, tornando a vida dos pilotos mais difícil. Fruto do calor malaio e da própria natureza dos novos pneus. Era de se esperar, então, que os compostos médios se desgastariam ainda mais rapidamente.

Aos 15 minutos de sessão, os primeiros pilotos deixaram os boxes calçados com pneus médios para realizarem a avaliação dos compostos mais macios do fim de semana e seu comportamento no asfalto de Sepang. Com os novos pneus, Massa subiu para a primeira posição na tabela de tempos ao marcar 1min36s661. Em seguida, Alonso realizou sua volta rápida, mas não conseguiu superar o tempo do brasileiro, ficando a 0s3 do parceiro de equipe na Ferrari.

Aí a dupla da Red Bull foi quem deixou os boxes com pneus médios. Foi inevitável. Vettel, em sua primeira volta rápida com os novos pneus, assumiu a ponta e virou 1min36s588, superando Massa. Assim, o tempo de Sebastian foi cerca de 0s8 melhor do que sua então melhor marca com pneus duros. Esse tempo era, em média, a diferença entre os dois compostos em Sepang após uma hora de treino.

Kimi apareceu de novo na pista, desta vez, usando os pneus médios. E o finlandês deu mais um indicativo de que sua Lotus está sobrando neste começo de fim de semana. Räikkönen cravou 1min36s569, sendo 0s5 mais rápido em relação à sua melhor marca estabelecida com pneus duros. Kimi superou Vettel por meros 0s019 com a pista ainda seca, mas a chuva insistia em querer dar as caras em Sepang.

Entretanto, existia apenas alguns trechos com garoa naquele momento, faltando 50 minutos para o fim da sessão. Faltava Hamilton fazer uma boa volta com sua Flecha de Prata. O britânico estava apenas na 20ª colocação, mas conseguiu fazer uma volta bastante razoável com pneus médios e subiu para o nono posto, ficando duas posições atrás do seu companheiro de Mercedes,  Rosberg.

No momento em que a chuva finalmente apareceu, ainda que em alguns trechos — entre as curvas 5 e 8 —, muitos pilotos deram início a stints mais longos e com os respectivos carros dotados de acerto para corrida. Assim, os tempos de volta estavam muito acima das melhores marcas da sessão. Além disso, a pista estava cada vez mais escorregadia, tornando o treino ainda mais desafiador aos competidores.

Quando Räikkönen deixou a pista para dar abrir uma sequência de voltas com os pneus médios, finalmente a chuva veio de vez e deixou a pista bastante encharcada e escorregadia. Assim, o piloto da Lotus andou 8s mais lento em relação à sua melhor volta em Sepang, praticamente encerrando a sessão em termos de avaliação dos pneus e do acerto dos carros, quando faltavam 34 minutos para o fim do treino. Daí por diante, alguns pilotos foram à pista usando pneus intermediários ou de chuva forte nos minutos finais de sessão em Sepang. A pista até secou nos minutos finais, mas os tempos foram mantidos até o fim da sessão. 




 1Kimi RÄIKKÖNENFINLotus Renault1:36.569 28
 2Sebastian VETTELALERed Bull Renault1:36.588+0.01927
 3Felipe MASSABRAFerrari1:36.661+0.09233
 4Fernando ALONSOESPFerrari1:36.985+0.41623
 5Mark WEBBERAUSRed Bull Renault1:37.026+0.45729
 6Romain GROSJEANFRALotus Renault1:37.206+0.63726
 7Nico ROSBERGALEMercedes1:37.448+0.87932
 8Paul DI RESTAESCForce India Mercedes1:37.571+1.00230
 9Lewis HAMILTONINGMercedes1:37.574+1.00532
10Adrian SUTILALEForce India Mercedes1:37.788+1.21910
11Sergio PÉREZMEXMcLaren Mercedes1:37.838+1.26921
12Jenson BUTTONINGMcLaren Mercedes1:37.865+1.29629
13Nico HÜLKENBERGALESauber Ferrari1:38.068+1.49931
14Esteban GUTIÉRREZMEXSauber Ferrari1:38.645+2.07623
15Jean-Éric VERGNEFRAToro Rosso Ferrari1:38.738+2.16931
16Pastor MALDONADOVENWilliams Renault1:38.801+2.23226
17Daniel RICCIARDOAUSToro Rosso Ferrari1:38.904+2.33531
18Jules BIANCHIFRAMarussia Cosworth1:39.508+2.93929
19Valtteri BOTTASFINWilliams Renault1:39.660+3.09128
20Charles PICFRACaterham Renault1:40.757+4.18829
21Giedo VAN DER GARDEHOLCaterham Renault1:40.768+4.19932
22Max CHILTONINGMarussia Cosworth1:41.438+4.86923
 TEMPO 107%TL1  1:43.329+6.760 
        
RECFernando ALONSOESPRenault R25 1:32.58219/03/2005 
MVJuan Pablo MONTOYACOLWilliams BMW FW26 1:34.22321/03/2004

Fonte: Grande Prêmio

*****

Beijinhos,
Ana

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.