Há 2 semanas
Räikkönen supera Vettel por pouco antes da chuva e encerra sexta na frente na Malásia. Massa é terceiro
22 março 2013
Ana Carolina
Em grande fase, Kimi Räikkönen manteve a boa forma e assegurou o melhor tempo desta sexta-feira (22), primeiro dia de treinos livres visando o GP da Malásia, em Sepang. Segundo mais rápido na sessão matinal no circuito asiático, o piloto da Lotus garantiu a volta mais rápida do período da tarde. Com 1min36s569, o líder do Mundial de Pilotos confirmou o bom desempenho do E21 e colocou 0s019 de vantagem em cima de Sebastian Vettel, o segundo colocado.
Felipe Massa garantiu uma boa terceira colocação em Sepang, sendo mais rápido que seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso. Líder do treino pela manhã, Mark Webber não conseguiu mais do que o quinto posto na classificação, ficando a 0s457 do tempo de Räikkönen. Romain Grosjean colocou a segunda Lotus no top-6, indicando a ordem de forças composta pela equipe aurinegra, Red Bull e Ferrari entre as tops na Malásia.
A Mercedes, que andou bem na Austrália, foi apenas razoável em Sepang. Nico Rosberg foi o sétimo colocado, enquanto Lewis Hamilton repetiu o nono lugar pela manhã. Entre eles, apareceu a Force India de Paul di Resta. O outro carro da equipe de Silverstone, pilotado por Adrian Sutil, fechou o top-10. As McLaren de Sergio Pérez e Jenson Button fecharam em 11º e 12º, respectivamente.
O treino teve dois momentos distintos. O primeiro teve a pista seca, e foi aí que os 22 pilotos do grid tiveram mais chance de avaliar melhor o comportamento dos pneus, que apresentavam alto desgaste, fruto do calor no circuito malaio. Já os últimos 30 minutos de sessão foram realizados debaixo de pista molhada.
O calor era ainda mais forte no momento do início do segundo treino livre em Sepang. Os termômetros marcavam 32ºC de temperatura ambiente e 40ºC na pista, algo que influenciaria sobremaneira no desgaste dos pneus duros e médios, que foram usados na metade final do treino. Logo no início das atividades, vários pilotos foram à pista e já para a realização de voltas cronometradas no circuito malaio, que tinha muitas nuvens pesadas em seu redor.
A princípio, os pilotos foram à pista usando os pneus duros, identificados pela Pirelli pela cor laranja. Os bons tempos não demoraram a aparecer. No começo das atividades vespertinas em Sepang, Alonso cravou 1min37s373 e assumiu a liderança provisória da sessão, bem mais movimentada que o treino livre da manhã na Malásia.
Uma das preocupações dos pilotos e das equipes era ter o maior tempo possível na pista com tempo seco, já que a chuva parecia
querer dar as caras em Sepang. Inclusive, no começo da sessão, algumas gotas d’água deram o ar da graça no circuito asiático, mas nada que comprometesse, ao menos naquele momento, o cronograma estabelecido pelos times.
Räikkönen, muito forte não apenas em Melbourne, mas também neste começo de fim de semana na Malásia, passou Alonso pouco tempo depois para assumir a liderança com equilibrado Lotus E21. Em uma boa sequência de voltas rápidas, Kimi cravou 1min37s042, exibindo a boa forma do time aurinegro em Sepang.
A sessão não estava das mais fáceis para os novatos. Max Chilton, da Marussia, enfrentou problemas com o pneu traseiro direito furado. Já Esteban Gutiérrez, da Sauber, teve uma inusitada falha no seu extintor de incêndio, que foi acionado acidentalmente após o mexicano passar por uma zebra no circuito asiático.
O que impressionava era o alto desgaste dos pneus. Os compostos duros não duravam mais do que seis voltas antes de se desfazerem por completo, tornando a vida dos pilotos mais difícil. Fruto do calor malaio e da própria natureza dos novos pneus. Era de se esperar, então, que os compostos médios se desgastariam ainda mais rapidamente.
Aos 15 minutos de sessão, os primeiros pilotos deixaram os boxes calçados com pneus médios para realizarem a avaliação dos compostos mais macios do fim de semana e seu comportamento no asfalto de Sepang. Com os novos pneus, Massa subiu para a primeira posição na tabela de tempos ao marcar 1min36s661. Em seguida, Alonso realizou sua volta rápida, mas não conseguiu superar o tempo do brasileiro, ficando a 0s3 do parceiro de equipe na Ferrari.
Aí a dupla da Red Bull foi quem deixou os boxes com pneus médios. Foi inevitável. Vettel, em sua primeira volta rápida com os novos pneus, assumiu a ponta e virou 1min36s588, superando Massa. Assim, o tempo de Sebastian foi cerca de 0s8 melhor do que sua então melhor marca com pneus duros. Esse tempo era, em média, a diferença entre os dois compostos em Sepang após uma hora de treino.
Kimi apareceu de novo na pista, desta vez, usando os pneus médios. E o finlandês deu mais um indicativo de que sua Lotus está sobrando neste começo de fim de semana. Räikkönen cravou 1min36s569, sendo 0s5 mais rápido em relação à sua melhor marca estabelecida com pneus duros. Kimi superou Vettel por meros 0s019 com a pista ainda seca, mas a chuva insistia em querer dar as caras em Sepang.
Entretanto, existia apenas alguns trechos com garoa naquele momento, faltando 50 minutos para o fim da sessão. Faltava Hamilton fazer uma boa volta com sua Flecha de Prata. O britânico estava apenas na 20ª colocação, mas conseguiu fazer uma volta bastante razoável com pneus médios e subiu para o nono posto, ficando duas posições atrás do seu companheiro de Mercedes, Rosberg.
No momento em que a chuva finalmente apareceu, ainda que em alguns trechos — entre as curvas 5 e 8 —, muitos pilotos deram início a stints mais longos e com os respectivos carros dotados de acerto para corrida. Assim, os tempos de volta estavam muito acima das melhores marcas da sessão. Além disso, a pista estava cada vez mais escorregadia, tornando o treino ainda mais desafiador aos competidores.
Quando Räikkönen deixou a pista para dar abrir uma sequência de voltas com os pneus médios, finalmente a chuva veio de vez e deixou a pista bastante encharcada e escorregadia. Assim, o piloto da Lotus andou 8s mais lento em relação à sua melhor volta em Sepang, praticamente encerrando a sessão em termos de avaliação dos pneus e do acerto dos carros, quando faltavam 34 minutos para o fim do treino. Daí por diante, alguns pilotos foram à pista usando pneus intermediários ou de chuva forte nos minutos finais de sessão em Sepang. A pista até secou nos minutos finais, mas os tempos foram mantidos até o fim da sessão.
1 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | 1:36.569 | 28 | ||
2 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:36.588 | +0.019 | 27 | |
3 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | 1:36.661 | +0.092 | 33 | |
4 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | 1:36.985 | +0.416 | 23 | |
5 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 1:37.026 | +0.457 | 29 | |
6 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | 1:37.206 | +0.637 | 26 | |
7 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | 1:37.448 | +0.879 | 32 | |
8 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | 1:37.571 | +1.002 | 30 | |
9 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:37.574 | +1.005 | 32 | |
10 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 1:37.788 | +1.219 | 10 | |
11 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | 1:37.838 | +1.269 | 21 | |
12 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 1:37.865 | +1.296 | 29 | |
13 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | 1:38.068 | +1.499 | 31 | |
14 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | 1:38.645 | +2.076 | 23 | |
15 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | 1:38.738 | +2.169 | 31 | |
16 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | 1:38.801 | +2.232 | 26 | |
17 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | 1:38.904 | +2.335 | 31 | |
18 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | 1:39.508 | +2.939 | 29 | |
19 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | 1:39.660 | +3.091 | 28 | |
20 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault | 1:40.757 | +4.188 | 29 | |
21 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | 1:40.768 | +4.199 | 32 | |
22 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | 1:41.438 | +4.869 | 23 | |
TEMPO 107% | TL1 | 1:43.329 | +6.760 | ||||
REC | Fernando ALONSO | ESP | Renault R25 | 1:32.582 | 19/03/2005 | ||
MV | Juan Pablo MONTOYA | COL | Williams BMW FW26 | 1:34.223 | 21/03/2004 |
Fonte: Grande Prêmio
*****
Beijinhos,
Ana
Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.
Postar um comentário