Após mais um pódio, rivais colocam Raikkonen na briga pelo título de 2012

 
Segundo lugar na Hungria foi quinto pódio do 'Iceman' no ano. Especulado na Ferrari, finlandês não fechou as portas, mas se disse feliz na Lotus

Conhecido como "Homem de Gelo", Kimi Raikkonen não costuma sorrir muito, nem mesmo quando sobe ao pódio. No entanto, os desempenhos pela Lotus em 2012 mostram que o finlandês está muito à vontade em seu retorno à Fórmula 1. Após dois anos ausente da categoria máxima do automobilismo mundial – período em que disputou o mundial de Rally - Kimi parece que nunca esteve longe.

No GP da Hungria deste domingo, ele teve mais uma bela atuação: largou em quinto e chegou em segundo, pertinho do vencedor Lewis Hamilton, da McLaren. Chefes de times rivais já se renderam às boas performances do campeão mundial de 2007 e à força demonstrada pela equipe Lotus, que também conta com o francês Romain Grosjean. Inclusive, apontam o "Iceman" como um dos candidatos ao título deste ano.

- A Lotus tem sido veloz durante todo o ano e eles possuem dois ótimos pilotos. E Kimi está na luta pelo campeonato. Ele está apenas um ponto atrás de Hamilton. Seria tolo subestimar nossos rivais no momento - admitiu o chefe da RBR, Christian Horner.

Apesar do bom resultado em Hungaroring, Raikkonen caiu da quarta para a quinta colocação no Mundial de Pilotos por causa da vitória de Hamilton.

Agora, o finlandês possui 116 pontos, apenas um a menos que o britânico da McLaren. O líder é Fernando Alonso, da Ferrari, com 164 pontos, seguido pela dupla da RBR, Mark Webber e Sebastian Vettel. Ainda há 225 pontos em jogo nas nove provas restantes. O comandante da Ferrari, Stefano Domenicali, foi outro que elogiou Raikkonen e Lotus.

- Não estou surpreso por Kimi, porque sempre o achei um ótimo piloto e é um campeão mundial, coisa que não se consegue, se não tiver algo especial. A Lotus tem um carro forte desde o início do ano e é muito cuidada com os pneus. Serão uma equipe muito boa na segunda parte da temporada - disse.

Cinco pódios em onze corridas

A consistência de Raikkonen em 2012 é outro fator que impressiona. O piloto da Lotus terminou na zona de pontuação em dez das 11 provas, ficando de fora apenas no GP da China, quando despencou de 2º para 14º em razão do desgaste dos pneus. Ele subiu ao pódio cinco vezes no ano: três em 2º lugar e duas em 3º. Após bater mais uma vez na trave na Hungria, Kimi lamentou não ter conseguido, enfim, subir no degrau mais alto do pódio, fez um resumo da prova e reiterou que fará de tudo para levar a bandeirada em primeiro

- É uma pena não ter conseguido a vitória. Mas foi um bom resultado para a equipe e vamos continuar dando o máximo para atingir este objetivo. Minha largada não foi ruim, mas tive problemas com o KERS e perdi a posição para Alonso. Fiquei no meio do pelotão, mas depois tive pista livre e pude conseguir algumas posições após a segunda parada. A equipe disse que eu voltaria muito perto de Grosjean, mas, no fim, deu tudo certo. Tentamos alcançar Hamilton, mas era impossível ultrapassá-lo – contou.

Finlandês é especulado no lugar de Felipe Massa, na Ferrari

De volta aos holofotes em 2012, Kimi está presente também nos rumores sobre o vai e vem da Fórmula 1 para o próximo ano. Segundo a revista inglesa “Autosport”, o finlandês estaria no radar da Ferrari – equipe em que conquistou o título de 2007 - para ocupar a vaga do brasileiro Felipe Massa.

No entanto, a saída conturbada no fim de 2008 e um possível mau relacionamento com o presidente Luca di Montezemolo pesariam contra. Perguntado sobre o assunto, Raikkonen garantiu não guardar mágoas e não fechou as portas, apesar de se dizer satisfeito na Lotus.

- Sempre disse que não tenho ressentimentos com a Ferrari. Tive um bom momento com eles. Venci um campeonato lá. Nunca se sabe o que vai acontecer no futuro. Mas estou feliz onde estou agora. As coisas estão caminhando bem – comentou o piloto, que possui 18 vitórias na F-1.

O chefe da Lotus, Eric Boullier, rebateu os rumores e disse que não há motivos para Kimi sair. Para o dirigente, ir para a Ferrari para virar segundo piloto de Alonso seria uma fria para o "Iceman".

- Kimi está feliz aqui e não acredito que a experiência dele na Ferrari tenha sido tão boa. Estar com Grosjean é certamente mais fácil do que estar com Alonso. Não acho que Kimi gostaria de ser segundo piloto da Ferrari quando tem a chance de ser número um aqui – frisou.

A Fórmula 1 dá uma pausa e retorna para o GP da Bélgica, que será disputado de 31 de agosto a 2 de setembro. A prova e o treino classificatório no tradicional circuito de Spa-Francorchamps.

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.