WRC estuda categoria para crianças

O promotor do WRC, a ISC, pretende criar uma escada competitiva semelhante à dos fórmulas.

Os promotores do Mundial de Ralis acreditam que o campeonato precisa de uma série de iniciação à semelhança do karting na velocidade. O objectivo é criar um veículo e uma categoria suficientemente seguros para que crianças possam participar nos ralis.

"A Fórmula 1 tem a sua génese no karting e nós precisamos de ter a nossa", referiu Neil Duncanson, CEO da North One, empresa associada do promotor do WRC. "Os jovens pilotos de ralis não podem guiar legalmente até terem 17 ou 18 anos, mas nós queremos criar um veículo que permita a entrada de pilotos a partir dos sete anos. Além disso precisamos de uma pirâmide competitiva mais definida até ao WRC". Segundo os promotores, é necessário que o desporto gere alternativas de futuro a pilotos como Sébastien Loeb.

Apesar da chegada eminente de estrelas como Kimi Raikkonen, Ken Block ou Valentino Rossi, o caminho passa pela criação de uma verdadeira escola de formação dentro da modalidade. Uma das propostas é a criação de um campeonato de 'buggies' para crianças, mantendo no entanto as outras categorias de suporte como o J-WRC e o Mundial de Produção.

Refira-se que este tipo de 'buggies' para crianças já existe há alguns anos nos campeonatos de Autocross do leste europeu. Outras das ideias a implantar é uma competição para clássicos com alguns carros emblemáticos da história do Mundial.

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.