Italian GP: Qualifying press conference

DRIVERS:
1. Lewis HAMILTON (McLaren Mercedes), 1m24.066s
2. Adrian SUTIL (Force India), 1m24.261s
3. Kimi RAIKKONEN (Ferrari), 1m24.523s

TV UNILATERALS
Q: Lewis, o homem que você teve que vencer era o seu ex-Fórmula Três companheiro de equipe Adrian Sutil e era muito próximo.

Lewis Hamilton: Foi, foi. Foi uma sessão muito perto de qualificação e estou muito feliz de ver Adrian aqui. Desde Fórmula Três, tem sido um longo tempo desde que nós estávamos em uma conferência de imprensa em conjunto e eles são incrivelmente rápido e muito competitivo. A equipe fez um ótimo trabalho neste final de semana eo carro estava muito bom. Eu era capaz de colocar no colo junto que é um sentimento tão grande quando você pode colocar uma única volta em conjunto. Acho que o público e todos podem apenas tentar imaginar como é. Você tem um único tiro nele no final e é a coisa mais emocionante, divertido, assim, finalmente, retirá-lo e buscá-la na pole é quase como a primeira vez. Estou muito feliz.

Q: Que uma grande recuperação para a equipe. Do lado de fora olhando para dentro, Spa e Monza ambos são circuitos muito rápidos, mas aqui um carro diferente do seu ponto de vista.

LH: Eu acho que temos que esperar e ver o que as estratégias são para todos amanhã. Mas nos sentimos muito confortáveis na posição de que precisávamos de estar dentro Eu não acho que nós antecipamos a ser tão rápido como estamos neste fim de semana, por isso é um bônus para todos na equipe. Eles continuam empurrando e fizeram um ótimo trabalho com ele.

Q: Adrian, na primeira fila. Deve ser um grande sentimento. Tudo o que posso pedir-lhe para fazer é descrever suas emoções agora com Vitantonio Liuzzi qualificação sétima também.

Adrian Sutil: É um grande momento, um grande dia para mim. O fim de semana inteiro foi um grande sucesso e que já fez um trabalho realmente bom. O carro é incrível. É rápido, inacreditável, por isso é tão bom para a equipe depois de um grande sucesso em Spa nós continuamos aqui. Basta ser competitivo. É apenas uma sensação diferente no carro agora, como você sabe que tem uma chance. A sensação boa de ser um piloto de corridas está de volta e ele é apenas um sentimento tão grande. Eu apreciei cada momento e estou feliz por estar aqui ao lado de Lewis e ao lado de Kimi na primeira linha.

Q: Parecia que tinha um grande momento na Lesmos em Q1 e recuperou muito bem do que isso. Como resultado aqui você está na linha da frente.

AS: A primeira sessão foi bastante difícil para nós, como eu estava perdendo a aderência na traseira. O carro estava realmente oversteering. Mas no Q2 foi ficando melhor uma vez que o circuito foi em emborrachados e senti o carro muito bom e, finalmente, no 3 º trimestre foi muito bom. Estou muito feliz, no final, mas não foi uma fácil qualificação. No começo foi muito difícil.

Q: E o seu antigo companheiro de equipa Giancarlo Fisichella condução da Ferrari e de onde você está agora e onde estava há duas semanas. É uma surpreendente mudança de fortuna.

AS: Ele já estava dizendo que talvez ele não tenha que um carro forte em relação a nós. Ele sabia que poderia ter vencido a última corrida. Foi uma corrida muito forte dele, mas temos de entender o sonho de um piloto italiano é a unidade na Fórmula Um com a Ferrari. Que estava lá. Acho que todo mundo teria feito este movimento. Eu acho que ele fez muito bem agora. Ele teve uma semana difícil, até agora, mas a posição 14 não é tão ruim. Nós substituímos o banco muito bem com Tonio quem fez também uma qualificação muito boa e acho que ele é realmente feliz de qualificação, pela primeira vez em Q3. Acho que foi todas as decisões corretas.

Q: Kimi, que parecia ser um problema razoável, sem qualificação para você. Na Parabolica o carro parecia estar um pouco solto na frente, mas você pegou no colo feito no final.

Kimi Räikkönen: Não é perfeito, com certeza, mas mostra-nos novamente que uma vez que vamos colocar o combustível no carro de corrida parece ser a de sempre ser mais forte contra os outros. É mais difícil, especialmente na segunda pré-eliminatória que a primeira e última vez para ter certeza de que estamos a passar. O carro tem sido bom fim de semana. Tivemos alguns problemas com ele, mas infelizmente não podemos resolvê-los, assim como nós queremos. Mas, em geral, sobre o ritmo de corrida e com a raça de combustível o carro está funcionando muito bem e estou bastante feliz com isso. Acho que foi um dos nossos melhores qualificação e era um bom momento em nossa corrida em casa para fazê-lo e espero que amanhã ele vai nos ajudar a chegar em uma posição mais forte para a corrida e tentar a lutar pelos três primeiros lugares. Mas vamos ver. Não vai ser fácil, mas amanhã vamos dar o nosso melhor.

Q: É possível comparar a forma como você se sentiu antes da corrida em Spa, a forma como você se sente agora em termos de como você acha que vai sair no dia da corrida?

KR: Em ambas as corridas de automóveis, sabíamos que ia ser mais forte na corrida do que na qualificação. Claro, se você começar a partir de sexta que o terceiro lugar é uma história um pouco diferente. Eu acho que nos dá uma melhor chance de ter um final forte. Mas vai ser uma corrida longa, dura para o carro. Damos o melhor e espero que possamos dar um bom resultado para todos os fãs italiano e para nós mesmos. Esse é nosso maior objetivo.

Q: Lewis, um início surpreendente aqui com uma faixa muito larga e alta velocidade de travagem para a primeira chicane. Um campo embalado de carros. É sempre um canto interessante primeiro em Monza.

LH: É. Eu tenho sido muito feliz nas duas vezes que comecei aqui na Fórmula. Ele tem ido muito bem. Estou na melhor posição para contornar a primeira curva em um ponto bom, em bom estado, e nós temos apenas tenho que ter certeza vamos buscar um bom começo. Temos KERS, que deverá nos ajudar, assim como Adrian estava apenas dizendo que nós só queremos contornar a primeira curva e depois desfrutar da corrida. Espero que sejam capazes de apreciá-lo tanto quanto todos os outros.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Q: Lewis, que dominou ontem de manhã. Ontem à tarde Não tão rápido, porque eu penso de uma maior carga de combustível. Que tipo de mudanças que você fez durante a noite?

LH: Eu não fiz qualquer alteração durante a noite. Fiquei muito feliz e confortável com o carro que eu tive ontem. Em P2, obviamente fomos testar nossos longas e nós não baixar a carga de combustível para baixo em tudo no final da P2. P11, portanto, ficamos muito felizes com isso e eu estava confortável lá. Não se trata de qualificação, por isso acho que é importante que nós testamos o carro e temos certeza que foi de 100 por cento satisfeitos com os pneus ea carga de combustível.

Q: Então você está se sentindo muito confiante para amanhã?

LH: tão confiável como você pode nunca ser. Acho que estamos na pole position. Sentimo-nos confortáveis com o desempenho do carro, mas claramente entendemos que outros carros à nossa volta são muito rápidos. Adrian e Kimi, mesmo Heikki (Kovalainen) voltar para lá. Parece ser muito próximos. Eu não sei o que esperar de amanhã. Nós não sabemos o que o tempo vai fazer. Tudo o que posso esperar é um bom começo limpo e espero lidar com ele desde então. Mas espero que nós estamos em uma posição forte.

Q: Que tipo de efeito tem KERS teve durante a qualificação eo que você espera que durante a corrida, principalmente no início, é claro?

LH: É praticamente o mesmo da qualificação para a corrida. Um pouco mais de um ganho na fase de qualificação, mas acho que compensa a perda de downforce e talvez arraste que temos em relação aos outros. Adrian é mais rápido do que nós as principais reta, embora tenhamos KERS impulsionando-nos todo o caminho, então nós tipo de compensar alguns dos bits que não são tão grandes no carro e ainda estamos trabalhando para melhorar o resto daqueles.

Q: Eu acho que você mencionou sobre um ganho de quatro décimos. Teria que ser ainda sobre a direita?

LH: Isso é o que eles dizem, mas tenho a certeza se fizemos tudo isto, provavelmente estão ganhando em outras áreas e talvez pudesse fazer o mesmo tempo. Obviamente, é mais benéfico para a corrida quando você está competindo com as pessoas. Você pode então começar o reboque, embora seja essa uma longa reta, eu era capaz de slipstream um grande número de controladores não ano passado, mas no ano anterior. Mas KERS deve ajudar-nos grande momento, mas espero que eu não vou precisar fazer isso. Veremos.

Q: Você se lembra da última vez que vocês dois estavam na primeira fila?

LH: Me and Adrian? Formula One [sic] em Zandvoort. Provavelmente. Eu acho que é quando nós terminamos nossa carga título juntos. Isso foi uma grande época para nós. Nós divertimos muito em seguida, na mesma equipe e parabéns a Adrian. Ele tem feito um grande trabalho e realmente merece estar lá em cima com a gente e finalmente poder mostrar o que ele é capaz de fazer.

Q: Adrian, bem feito. Basta executar um no Q3. E como foi isso?

AS: Foi bom estar no carro em toda a sessão. Em Nürburgring foi a primeira vez para mim na Q3 e eu sabia como era. É muito difícil porque a primeira sessão é sempre complicado. O nível de aderência é baixa, então você tem oversteering um pouco mais no carro e é mais difícil de conduzir e, em seguida, só fica melhor e melhor durante a próxima sessão. Foi o que aconteceu aqui também. Eu tive uma primeira sessão realmente difícil, mas conseguiu passar e, em seguida, a sessão de segunda foi muito melhor e, finalmente, a última foi a melhor. Assim que o nível de aderência estava lá novamente no circuito o carro estava realmente bom.

Q: Quais são os seus sentimentos sobre ter o KERS carros atrás de você no começo?

AS: Sim, não é o melhor sentimento realmente como eu sei que eles têm uma grande vantagem, especialmente no início. Vimo-lo na semana passada com o que aconteceu com o meu companheiro de equipa. Ele perdeu a corrida apenas por causa do botão KERS. É complicado, mas essa é a situação. Talvez sejamos um pouco melhor nos cantos porque não temos KERS e eles têm mais poder. No final, é igual, mas é realmente duro para obter as posições de volta, por isso vai ser uma luta difícil para a minha posição no início, isso é certo.

Q: Conte-nos sobre a sua satisfação de receber este fila da grelha?

AS: Sim satisfação enorme. Eu estava esperando por essa oportunidade há bastante tempo. Eu nunca teria pensado que seríamos capazes de estar na linha da frente neste ano e, especialmente, como três ou quatro corridas atrás, estávamos lutando para chegar à segunda eliminatória. Então, de repente, a etapa foi tão grande com o nosso último pacote de atualização e está funcionando muito bem, assim que nós estamos indo na direção certa, eu acho. Estou pronta para isso e agora ele se sente muito, muito bom.

Q: Kimi, décimo oitavo e ontem, você disse que não havia espaço para melhorar. Quais as mudanças que você fez durante a noite?

KR: Fizemos algumas mudanças para tentar melhorar os problemas que tivemos, mas mesmo quando não ontem eu estava cem por cento satisfeitos, ainda era bastante rápido. Eu penso que foi uma surpresa positiva o quão bom o carro foi todo fim de semana. Hoje ele foi ainda melhor com o combustível de alta.

Q: Em comparação com Spa quando você ganhou, mas começou mais para trás, você está confiante para amanhã?

KR: Sim, mas OK, nós somos três lugares à frente de onde nós começamos em Spa, mas agora há uma McLaren com o KERS na frente de nós. No início, você não pode esperar para saltar deles. Podemos pular a Force Índia, mas provavelmente não a McLaren. Então essa é uma história diferente e, em seguida, vemos como a corrida vai. É definitivamente mais fácil de ultrapassar aqui do que em Spa, por isso, se eles têm a velocidade na reta, como parece que será difícil manter as pessoas por trás, vai ser difícil passá-los. Vamos ver o que podemos fazer.

Q: Nós vimos um monte de motoristas de tecelagem no reto para trás, quanto de uma questão ter sido aqui a temperatura dos pneus durante a qualificação ea corrida em si?

KR: Para nós não foi um grande problema. É mais ou menos o mesmo que em qualquer outro circuito, mas talvez a primeira volta nem sempre é a mais fácil, não o mais rápido. Demora algumas voltas, mas eu acho que é o mesmo para todos. Algumas equipes podem utilizá-los na primeira volta, de imediato, com muita facilidade e outros não. Mas eles podem pagar o preço mais tarde na corrida, os pneus não seria talvez a última, por isso é um pouco de uma situação difícil.

Perguntas da platéia

Q: (Ian Parkes - The Press Association) Lewis, reunindo tanto Brawns que estão no balcão estratégias de amanhã, presumindo que vocês estão indo estar executando duas, olha como ele poderia estar perto com os dois carros bem se é isso vai ser o caso.

LH: Eu não estou realmente ciente do que eles estão em posição - quinta e sexta? - Mas, obviamente, eles são muito competitivos, eles foram rápidos - especialmente em P3 - eles eram muito rápido na Q1 e Q2, por isso, sem dúvida, eles serão muito competitivos ao longo da corrida, e obviamente temos de optimizar - I de optimizar a minha estratégia e espero mantê-los fora, mas vai ser uma disputa acirrada amanhã. Ele provavelmente deve ser um dos mais emocionantes que tivemos aqui há algum tempo.

KR: É o que é. Veremos em poucas horas, como todo mundo tem muito combustível, então nós podemos fazer nossos planos, mas até então não há muita razão em pensar muito sobre isso.

Q: (Will Buxton - Australasian Motor Sport News) Kimi, nós estamos movendo-se nas últimas corridas da temporada, quem você acha que tem a melhor chance de ganhar o campeonato?

KR: Eu não sei, há algumas pessoas que podem ganhar. Nós ainda realmente ter uma chance, mas não é muito ... Eu não acho que isso vai acontecer para nós, então depois que ele realmente não importa quem ganha. Acho que Brawn tem crescido um pouco neste fim de semana, então eles estão na posição mais forte com certeza.

Q: (Frederic Ferret - L'Equipe) Lewis e Kimi, quanto tempo você demorou para se acostumar com KERS no início da temporada? Foi fácil?

LH: Foi como Playstation, por isso era muito fácil.

KR: Eu tinha que todo o inverno, quando começamos a testar, por isso não é difícil para os motoristas a usar, eu acho que é mais um desafio para os engenheiros para obtê-lo funcionando bem.

Q: (Andrea Cremonesi - La Gazzetta dello Sport) Kimi, você falou sobre as zebras novas, como a última versão foi menor do que estes, mas você acha que hoje ajudou a obter a sua posição? E em segundo lugar, não Finn nunca foi capaz de vencer aqui. Você é supersticioso?

KR: Não. Eu vou tentar amanhã, e esperamos ter um bom resultado. As zebras são as mesmas para todas as equipes e pilotos, por isso não faz diferença. Foi mais divertido com as zebras de idade, mas este é provavelmente um pouco mais semelhante para todos. Ninguém pode realmente executar sobre eles mais. Parece estar funcionando bem para nós, então realmente não há queixas.

Q: (Livio Oricchio - O Estado de São Paulo) Adrian, você disse que os sentimentos de seu motorista estão de volta, você pode dizer mais sobre isso por favor?

AS: Bom, quando você está na volta, às vezes é muito difícil motivar-se e depois de dois anos, sendo consistentemente na parte de trás, você esquecer como se sente ao ser quando você está lutando pela pole position, lutando por uma corrida, dirigindo por isso é muito diferente. Você realmente chegar a paixão de volta, eu diria. É uma situação realmente difícil quando você executar nas costas e sempre dar o seu melhor. É o que você faz, mas é apenas algo completamente diferente. Você dirige muito mais fácil com um sorriso em seu rosto quando você está na frente. Isso é normal.

Q: (Paulo Ianieri - La Gazzetta dello Sport) O facto de Spa e aqui estão dois circuitos de baixa pressão aerodinâmica é algo que está lhe ajudando, mas você acha que, considerando as mudanças que você fez para a aerodinâmica e tudo, são vamos ver como Force India competitiva nas próximas corridas e qual é sua meta para amanhã?

AS: Sim, acho que esses dois circuitos são realmente boas para nós. O nosso carro tem muito boa velocidade em linha reta, mas também downforce suficiente para o setor médio, para os cantos. Acho que o pacote é realmente eficaz para este circuito e, embora eu penso que não devemos perder muito para as próximas corridas, o carro está realizando e não há nenhuma razão pela qual não deve ser lá para as próximas corridas. Velocidade em linha reta é sempre importante, existem algumas rectas longas nas próximas corridas, então eu acho que nossa equipe fez o passo em frente e vamos ser fortes para o fim da temporada. Há sempre uma pergunta se você está lutando pela pole position, lutando por uma vitória, esta ainda é uma grande meta. Acho que este é um circuito muito especial para nós.

Amanhã? Bem, vamos ver como a corrida continua. É difícil dizer o que vai acontecer. Eu estou em uma boa posição, na primeira fila. Há um monte de KERS carros ao meu redor. Acho que isso é a coisa mais difícil de julgar, para mantê-los por trás, na verdade. Assim, a uns poucos metros para a primeira curva já vai ser bastante decisivo para uma grande corrida.

Q: (Marco Evangelisti - Corriere dello Sport) Lewis, nunca ter tido a possibilidade de este ano para realmente defender o seu título mundial. Como foi frustrante para você e para a equipe a perceber que, no final do dia, o carro poderia ser rápido?

LH: Foi difícil para nós, é claro. Foi extremamente difícil para nós, especialmente depois de duas temporadas muito competitivo onde estávamos competindo para ambos os Campeonatos do Mundo, então sabendo que tinha dado tudo de nós e cheguei em Melbourne e não foi competitivo e em algum momento, nós antecipamos que iria pegar um muito mais cedo, acho que nós estávamos falando sobre Barcelona e isso não aconteceu até Nurburgring. Por isso, foi definitivamente muito, muito difícil para a equipe, todas as pessoas que fazem parte da nossa equipe, todos os patrocinadores e eu próprio e da família. Foi duro para todos nós porque amamos a ganhar e é isso que nós vamos lá fora para fazer, isso é o que nós acordamos que fazer para se certificar de que estamos competindo para Campeonatos do Mundo, mas é um daqueles anos. Tanta coisa mudou, que nós podemos não necessariamente dizer que foi um erro, por nós, era apenas uma dessas coisas e vamos aprender com ele e nós estamos pressionando para ter certeza de que podemos competir em muitos campeonatos mais no futuro.

Q: (Heikki Kulta - Turun Sanomat) Lewis, você é tão confiável como você estava na Hungria antes da corrida, e quem você acha que é o seu principal concorrente pela vitória amanhã?

LH: Bem, eu realmente não construir a confiança e dizer que eu estou mais confiante para esta corrida que eu era para outra. Tento me preparar o mesmo para todas as raças, mesmo se não estamos na pole position. Eu me sinto feliz com o carro que eu tenho debaixo de mim, então eu sinto que nós temos a possibilidade de ganhar, mas eu ainda tenho que fazer o trabalho, como sempre. Temos que fazer o trabalho de equipe, mas nenhum dos rapazes por trás de mim, especialmente os rapazes KERS - Kimi, Heikki - eles vão ser muito competitivo em termos de início, mas esse cara (Sutil) tem algum efeito sério de velocidade em linha reta e tenho certeza que ele vai fazer um trabalho fantástico de amanhã e poderá ser uma grande força também. Então temos que ter certeza de que estamos em cima do nosso jogo de amanhã, com certeza.

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.