Chegada de Alonso à Ferrari abre série de mudanças nas equipes

O ciclo começa justamente com a Ferrari. Ou melhor, com quem deixa a Ferrari para dar lugar a Alonso. O finlandês Kimi Räikkönen ainda não confirma em qual cockpit vai sentar para pilotar no ano que vem. A vaga mais cotada para o campeão mundial de 2007 é a de Heikki Kovalainen na McLaren, para correr ao lado de Lewis Hamilton. Mas se o acerto não se confirmar, ele também pode assumir um dos carros da Brawn GP.

A Renault, que nega deixar a Fórmula 1 na próxima temporada, possibilidade cogitada após os escândalos envolvendo a equipe, tem uma vaga aberta que pode ser preenchida pelo polonês Robert Kubica, hoje na BMW. O time alemão sai da categoria no fim de 2010 - a não ser que a FIA aceite a inclusão do espólio da BMW, que foi comprado por empresários asiáticos, como o 14º time da categoria.

O alemão Nico Rosberg, que deve deixar a Williams no fim da temporada, é outro desejado por mais de uma equipe. Ele é cotado para a vaga do brasileiro Rubens Barrichello na Brawn GP, na qual seria o representante da montadora alemã Mercedes-Benz, que adquiriu parte da equipe comandada por Ross Brawn. Rosberg, porém, também é cotado para ser titular da McLaren caso Kimi Räikkönen não feche com a equipe.

Barrichello, por sua vez, dificilmente permanecerá na Brawn GP e já estaria em negociação justamente com a Williams, que além de Nico Rosberg, também não deverá manter o piloto japonês Kazuki Nakajima. Quem pode lucrar com isso é o alemão Nico Hulkenberg, campeão da GP2. Outra possibilidade é Nick Heidfeld, desempregado com o fim provável da BMW.

Ainda restariam vagas nos carros de Force India, Toro Rosso e Toyota, além das novatas USF1, Lotus, Campos e Manor, que ainda não confirmaram suas duplas de pilotos para o próximo ano. A lista de candidatos para esses postos inclui pilotos de outras categorias, como os brasileiros Lucas Di Grassi, Bruno Senna e Antonio Pizzonia, veteranos, como Jacques Villeneuve, e pilotos de testes, como Christian Klien e Anthony Davidson.

Uma lista de pilotos ainda sem lugar confirmado também deve circular bastante pelos paddocks da Fórmula 1 nas próximas três etapas. O alemão Timo Glock e o italiano Jarno Trulli podem não ter vaga na Toyota, mesmo caso de Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil, na Force India, Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi, na Toro Rosso, e Heikki Kovalainen, que deverá perder o lugar na McLaren.

Com suas duplas de pilotos confirmadas estão apenas a Ferrari, que terá Alonso e Massa, além da Red Bull, com Sebastian Vettel e Mark Webber garantidos por mais um ano. Confira abaixo a situação de outras equipes:

Toro Rosso
O diretor da equipe, Franz Tost, declarou recentemente que gostaria de manter a dupla atual, com Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari. Mas o novato Jaime Alguersuari corre mais risco de ficar sem a vaga.

Force India
Adrian Sutil deve continuar na equipe em 2010. Seu atual companheiro, Vitantonio Liuzzi, ainda não foi descartado, mas a segunda vaga do time ainda está em aberto. Bruno Senna aparece como possível contratação.

Toyota
A equipe já deu a entender que não pretende renovar com Jarno Trulli e Timo Glock. Com a possibilidade de duas vagas em aberto, aumentam as chances de Bruno Senna.

Manor
O norte-irlandês Adam Carroll aparece como favorito para uma das vagas, enquanto para a outra vaga, há apenas especulações, como Christian Klien, Anthony Davidson, Nelsinho Piquet, Bruno Senna e Antonio Pizzonia, campeão pela equipe na F-Renault e na F-3 inglesa.

USF1
A equipe pretende contratar um jovem piloto norte-americano. Entre os especulados, o favorito é Jonathan Summerton, de 21 anos, que compete na Indy Lights. Alexander Wurz e Franck Montagny são cotados para os assentos da equipe que também chegou a especular Jacques Villeneuve.

Campos
O espanhol Pedro de La Rosa, piloto de testes da McLaren, é favorito a um dos assentos. Outros citados são Giorgio Pantano, Vitaly Petrov, os brasileiros Bruno Senna e Lucas Di Grassi, além de Marc Gene, piloto de testes da Ferrari.

Lotus
A equipe tem uma lista de seis pilotos que poderão ser seus titulares em 2010. Porém, os nomes ainda não foram divulgados.

ESPECULAÇÕES PARA O GRID DE 2010
EQUIPE   PILOTOS
FerrariMassa-Alonso (confirmados)
Red BullVettel-Webber (confirmados)
McLarenHamilton-Räikkönen ou Rosberg
Brawn GPButton-Rosberg ou Räikkönen
WilliamsHulkenberg-Barrichello, Glock, Kovalainen ou Heidfeld
RenaultGrosjean-Kubica ou Di Grassi
Toro RossoBuemi-Alguersuari ou Loeb
Force IndiaSutil-Liuzzi ou Senna
ToyotaGlock ou Trulli ou Senna
ManorCarroll-Klien, Davidson, Piquet ou Pizzonia
USF1Summerton-Wurz ou Montagny
CamposDe la Rosa-Pantano, Petrov, Di Grassi, Senna ou Gene
Lotussem nomes especulado

One Response to “Chegada de Alonso à Ferrari abre série de mudanças nas equipes”

Carol♥ disse...

NAUM, KIMI NA BRAWN NAUMMMM!

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.