Raikkonen tenta ressuscitar chances de título em Spa

Kimi Raikkonen pode recuperar suas esperanças de título na temporada da Fórmula 1 se pisar fundo no acelerador, neste fim de semana, no circuito de Spa-Francorchamps, seu favorito no calendário.

A pista veloz da Bélgica tem ajudado o finlandês mais do que a qualquer outro piloto nos últimos anos, e o atual campeão da Ferrari precisa desesperadamente que isso se repita neste fim de semana.

Raikkonen venceu os três últimos GPs na pista de 7 quilômetros de extensão, desde a época que ainda estava na McLaren. "Esta era a que eu estava esperando", disse o piloto no seu site (www.kimiraikkonen.com). "O fim de semana em Spa é sempre um certo destaque da temporada para mim. Em nenhum outro lugar dá para sentir esse mesmo clima de 'pé embaixo'."

O finlandês não vence desde o final de abril e está sete pontos atrás do companheiro de equipe Felipe Massa na classificação do Mundial, faltando apenas seis provas para o fim da temporada. Ele sabe que, se não reverter o cenário, será apenas uma questão de tempo para que a equipe decrete que ele não tem mais chances de ser bicampeão e o obrigue a ajudar o brasileiro.

Raikkonen marcou 29 pontos nas quatro primeiras provas, mas só somou 28 nas oito últimas, despertando especulações sobre sua motivação para guiar. Em Valência, o atual campeão abandonou, enquanto Massa venceu.

Na semana passada, Stefano Domenicali, diretor da Ferrari, disse a um jornal que "Kimi vai ajudar Felipe se necessário". "Falamos disso no começo do ano, mas antes que aconteça, vamos ver como as coisas se desenrolam."

Spa, com seu clima caprichoso, tem tudo para beneficiar o finlandês antes da corrida "caseira" da Ferrari na semana seguinte, em Monza, encerrando a parte européia do campeonato.

"Obviamente precisamos desse resultado positivo. A corrida anterior (Valência) foi para esquecer o mais rápido possível. Nunca é legal estar no meio de todo tipo de notícias negativas, mas acontece."

O consolo de Raikkonen é saber que na temporada passada ele estava 17 pontos atrás de Lewis Hamilton quando faltavam duas provas para o final, e acabou levando o título.

Mas o britânico aprendeu muito desde a sua temporada de estréia, e não deve repetir os mesmos erros. Depois do estratégico segundo lugar da semana passada em Valência, ele deixou claro que está de olho no longo prazo.

"Claramente eu quero ganhar sempre, mas aprendi que às vezes é mais vantajoso marcar o máximo de pontos possível e viver para lutar outro dia", afirmou. "Minha meta ainda é ganhar o campeonato mundial, e não se faz isso acabando nas barreiras depois de fazer algum manobra oportunista."

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.