Hamilton é punido, e Massa é o novo vencedor Comissários decidem punir inglês por corte de chicane no fim de GP belga

A direção do GP da Bélgica acatou o protesto da Ferrari e aplicou 25 segundos de punição a Lewis Hamilton. O motivo, uma manobra considerada irregular pelos comissários.

Com isso, Felipe Massa, que cruzou a linha de chegada 14s461 atrás do inglês, é o novo vencedor da corrida deste domingo. Nick Heidfeld, inicialmente em terceiro, a 23s844, herdou a segunda posição.

Hamilton caiu para a terceira colocação.

Com a alteração, o brasileiro fica a apenas dois pontos do inglês na tabela do Mundial. Com o resultado inicial, seriam oito a menos. Massa, assim, sai no lucro: chegou a Spa-Francorchamps seis pontos atrás.

Os comissários entenderam que o inglês tirou vantagem de um corte de chicane, o que vai contra o regulamento da F-1.

No fim da 42ª volta, sob chuva, o finlandês não deixou espaço para Hamilton na Bus Stop, o que obrigou o piloto da McLaren a cortar a chicane e fazer a ultrapassagem.

Na seqüência, Hamilton pareceu devolver posição ao rival, como manda o regulamento. Mas o inglês não poderia ter ficado tão próximo de Raikkonen e em uma posição tão favorável ao bote, o que não é bem uma compensação.

Isso tornou mais fácil a manobra que fez na curva seguinte, a La Source, alcançando enfim a liderança e uma vitória que, agora, já é passado.

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.