Problemas da Ferrari são direção e pilotos, diz ex-chefe do time

Os problemas da Ferrari na temporada 2008 de Fórmula 1 são os chefes da equipes e os pilotos, opina Cesare Fiorio, que comandou a escuderia italiana no final da década de 1980 e início dos anos 90.

Para Fiorio, apesar do carro ter quebrado quando Felipe Massa tinha a vitória quase certa no GP da Hungria, o departamento técnico não é a principal adversidade da montadora de Maranello.

"Suspeito que a Ferrari segue com o melhor modelo, porém o time tem sido superado pelos erros de direção e dos pilotos", declarou o antigo chefe de equipe à revista suíça Motorsport Aktuell.

Fiorio, de 69 anos, que trabalhou pela última vez na categoria com a Minardi em 2000, também dá outro conselho para a construtora. "Ferrari precisa decidir em quem apostar, no Massa ou no Kimi Räikkönen", considerou.

Escolher um piloto número um para as sete corridas restantes do ano será, entretanto, uma tarefa complicada, já que o finlandês, vice-líder do campeonato, está apenas três pontos na frente do brasileiro.

Em uma enqueste realizada pelo diário esportivo italiano La Gazzetta dello Sport, 56% dos leitores acreditam que a equipe deveria dar total apoio ao finlandês atual campeão mundial.

Contudo Räikkönen continua com problemas com o F2008, principalmente, na classificação. "Kimi parece ter as mesmas dificuldades que Nick Heidfeld na BMW para conseguir ir bem em uma única volta rápida", avaliou Marc Surer, ex-piloto de F-1 e hoje comentarista na Suíça.

Surer também se questiona com relação à motivação de Räikkönen. "Ele já foi campeão e, às vezes, parece que prefere assistir a competir". Por outro lado, o brasileiro Felipe Massa acha que seu companheiro, às vezes, é capaz de extrair o máximo do carro na classificação.

"Quatro de cada cinco vezes, consigo fazer os pneus renderem na temperatura adequada. Com Kimi, é uma em cada cinco, porém, quando ele acerta, fica muito rápido", explicou Massa ao diário Auto Motor und Sport.

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.