Para dirigente, Kimi supera Massa nas dificuldades

O diretor de desenvolvimento de pneus Bridgestone, Hirohide Hamashima,comentou a disputa interna entre Felipe Massa e Kimi Raikkonen, ambos da Ferrari, afirmando que o brasileiro é superior quando o carro está em boas condições, porém Raikkonen é melhor quando o piloto precisa superar algumas dificuldades técnicas.

"Quando as condições do carro estão favoráveis, as habilidades de Felipe são 110%, porém, uma vez que o carro não está tão bom, sua habilidade é de 90%. O Kimi consegue uma performance de 100% mesmo quando as condições do carro não são tão boas", concluiu.

Sobre as diferenças entre as equipes McLaren e Ferrari, Hamashima acredita que pequenas alterações nas características dos carros das duas equipes são decisivas para estabelecer suas vitórias, já que ambas utilizam os mesmos tipos de pneus.

A disputa entre as duas equipes tem se tornado mais acirrada nas última duas corridas, com a McLaren dominando no Grande Prêmio da Alemanha, porém, sofrendo a pressão da Ferrai no GP da Hungria, antes da pane no carro de Felipe Massa.

Essa variação de desempenho pode ser explicada pelo modo como as equipes desenvolvem seus carros. Hirohide Hamashima, diretor de desenvolvimento de pneus Bridgestone, está convencido de que as diferenças entre o MP4-23 e o F2008 poderia explicar a performance nas últimas corridas.

Ele acha que a característica da Ferrari de sair de frente nas curvas tem sido o fator determinante para os fracos desempenhos do time nas classificações, o que, por sua vez, tem atrapalhado suas chances nas últimas corridas.

"Basicamente, a Ferrari tem maior tendência a sair de frente do que a McLaren", contou o diretor ao site da revista Autosport.

"O carro da McLaren sai um pouco de traseira. Quando os pneus têm boa aderência, o carro com característica será mais rápido em uma volta única do que aquele que sai de frente ou que tem um acerto "neutro".

"Porém, quando você pensa sobre as condições de pista, especialmente com as temperaturas que tivemos em Hungaroring, então um carro que saia de traseira deve gerar mais calor na traseira que o carro que sai de frente. A temperatura está fazendo a diferença", afirmou Hamashima.

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