Bridgestone avalia oscilação de Ferrari e McLaren

Pequenas diferenças nas características dos carros da McLaren e da Ferrari poderiam ser importantes fatores para os altos e baixos das equipes na disputa pelo título de 2008, reconhece a fornecedora de pneus Bridgestone.

O ritmo das duas escuderias variou bastante nas últimas corridas, com a vitória dominante da McLaren na Alemanha, mas com a recuperação da Ferrari na Hungria até o motor de Felipe Massa quebrar no final da prova.

Esta oscilação levou a sugestões de que o melhor desempenho dos pneus dependia da adaptação ao estilo de cada carro. E Hirohide Hamashima, diretor esportivo da Bridgestone, está convencido de que as diferenças entre o MP4-23 e o F2008 poderia esclarecer as performances nas últimas provas.

"Basicamente a Ferrari tem mais tendência para a instabilidade traseira do que a McLaren", diz Hamashima. "Quando o pneu tem boa aderência, o carro instável na parte dianteira será, em uma única volta mais rápido, do que o carro instável na traseira", explica o japonês, deixando clara a dificuldade da Ferrari na classificação.

"Mas quando você pensa sobre algumas condições - especialmente com as temperaturas a que tivemos em Hungaroring - então um carro instável na parte dianteira sofrerá muito mais com o calor do que o monoposto com instabilidade traseira", analisa, abordando a vantagem da Ferrari em Budapeste.

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