Apesar de quebras, Ferrari lidera estatísticas

A Ferrari lidera todas as estatísticas de desempenho da temporada 2008. A equipe, no entanto, tem o segundo carro menos confiável _só o da Force India quebrou mais.

A começar pelos pontos no Mundial de Construtores: tem oito a mais que a McLaren.

Quanto a poles e vitórias, a equipe italiana tem seis, quatro de Felipe Massa e duas de Kimi Raikkonen, contra cinco da McLaren e uma da BMW.

A Ferrari tem oito melhores voltas de GP _sete delas feitas por Raikkonen_, e McLaren e BMW possuem duas cada uma.

Massa e Raikkonen somam 11 largadas entre os dois primeiros colocados. Quem mais aproxima-se é a dupla da McLaren, com oito.

Juntos, os pilotos da Ferrari têm 13 pódios conquistados. Os da McLaren vêm em seguida, com nove.

O time de Maranello está empatado com o de Woking com relação ao número de provas que liderou ao menos uma volta, nove. Mas é muito grande a superioridade ferrarista em voltas na liderança, 413 a 262.

No que diz respeito à confiabilidade, porém, é notável a inferioridade italiana diante das duas principais rivais. Já percorreu 1401 voltas em 12 corridas, contra 1494 da BMW e 1431 da McLaren.

O motor ocasionou quatro desistências em 2008 para a equipe, divididas igualmente entre o brasileiro e o finlandês _Raikkonen pontuou na Austrália sem ter recebido a bandeirada final.

A Force India, segundo as explicações oficiais, é a que mais tem abandonos restritamente ligados a falhas mecânicas, cinco até agora.

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.