Problema de Kimi deve resultar em troca de motor

Além de ter acabado com uma vitória que parecia certa a Kimi Raikkonen neste domingo, o fato de o escapamento da Ferrari do finlandês ter se soltado durante o GP da França causou estragos muito maiores no carro do campeão mundial. Chefe da Ferrari, Stefano Domenicali confirmou que o motor do carro estava bastante avariado após a corrida.
"Diria que é bastante provável que tenhamos que trocar o motor", afirmou o dirigente. A sorte de Raikkonen é que a regra da temporada 2008 da Fórmula 1 permite que os pilotos troquem o propulsor uma vez sem sofrer a penalização de perder dez posições no grid de largada, previstas para quem não usar o mesmo motor por duas provas seguidas.
"Depois de uma corrida complicada do seu meio até o final, vamos precisar jogar com o curinga que nos foi dado", continuou Domenicali, que não soube explicar o que houve com o carro de Raikkonen. "Ainda vamos fazer a análise, mas não há nenhuma pressa nisso. Infelizmente, ainda não foi possível entender o problema. Uma dificuldade é que algumas peças se espalharam pela pista e não estão com a gente", confessou.
Ele ainda explicou tecnicamente o que ocorre com um carro com o escapamento no estado do que ficou o carro de Kimi. "Não há mais desempenho e, então, você começa a ter diferentes parâmetros no motor, as temperaturas sobem e a pressão da água é reduzida. Tudo isso junto, claro. Com isso, foi muito importante ele ter conseguido terminar a corrida e garantir os oito pontos. Estávamos muito preocupados", admitiu.
Domenicali ainda ressaltou que não havia nada a fazer para solucionar o problema durante o segundo pit stop do finlandês. "O escapamento já havia se soltado. Havia um cabo solto, mas optamos por não cortá-lo porque o Kimi perderia mais alguns segundos e o Trulli já estava chegando para ultrapassá-lo. Em termos de estratégia, fizemos tudo corretamente", acredita o chefe da Ferrari.
Gazeta Press

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.