BMW e McLaren tentarão superar Ferrari na Turquia

A Ferrari, com duas vitórias consecutivas, no Bahrein e em Barcelona, larga como favorita no Grande Prêmio da Turquia, quinta prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2008, que será disputada no próximo domingo no circuito de Istambul, onde a McLaren e a BMW tentarão impedir que a escuderia italiana amplie sua vantagem.
A equipe de Maranello demonstrou nas duas últimas corridas que tem um grande carro e dois pilotos com excelentes qualidades: Kimi Raikkonen como líder do Mundial, após vencer na Malásia e Montmeló, e Felipe Massa, que depois de seu decepcionante início de temporada, venceu no Bahrein.
Se a Ferrari confirmar seus progressos e resultados, ficará muito difícil para as principais escuderias reagirem a seu domínio.
"Desde nossa vitória em Melbourne (com Lewis Hamilton), nosso carro melhorou, mas infelizmente não conseguimos todos os pontos que queríamos", disse Norbert Haug, diretor da Mercedes Motorsports.
A preocupação da McLaren diante da firmeza mostrada pelos carros da Ferrari é compartilhada por outra equipe, que mostrou um alto rendimento neste início de temporada, a BMW, que está em um nível similar ao da McLaren.
"A corrida de Barcelona mostrou que a nada mudou na cúpula. Ferrari continua em vantagem, enquanto a McLaren-Mercedes e BMW Sauber estão praticamente em uma situação de igualdade. Está tão disputado que a menor evolução técnica pode desequilibrar a balança para um ou outro", declarou Willy Rampf, diretor técnico de BMW.
A Ferrari, com seus 47 pontos no mundial de construtores, tem uma boa vantagem sobre seus dois principais rivais. São 12 pontos sobre a BMW e 13 sobre a McLaren-Mercedes.
O circuito de Istambul, além disso, parece propício para a Ferrari, que ganhou nas duas últimas temporadas, com Massa. Raikkonen venceu em 2005, quando estava na McLaren.
"A gente espera ir muito rápido neste circuito, mas acredito que não devemos nos precipitar, vamos ver como iremos nos primeiros treinos livres de sexta-feira para sabermos", disse o finlandês.
O Grande Prêmio da Turquia será histórico para Rubens Barrichello (Honda), que disputará nele seu 257º Grande Prêmio, batendo o recorde do italiano Ricardo Patrese (256).
A marca provocou alguma polêmica, porque alguns consideram que não se deveriam contar as corridas que Barrichello não largou apesar de estar inscrito e ter participado dos treinos.
No circuito turco não estará a Super Aguri, que esta semana anunciou sua retirada do mundial, devido à grave crise econômica que atravessa.
A ausência de seus dois carros modificou o sistema de definição do grid de largada, já que serão cinco e não seis os carros eliminados nas duas primeiras etapas do treino classificatório, para compensar a ausência dos dois participantes.
AFP

Kimi Brasil 2015. Tecnologia do Blogger.